AKIO MORITA
Akio Morita (Nagoya, 26 de janeiro de 1921 - Tóquio, 3 de outubro de 1999). Foi um inventor empresário e magnata japonês, co-fundador da Sony Corportation.
Sua família era uma das mais antigas e aristocráticas fabricantes de saquê. A família Morita, da aldeia de Kosugaya, perto da cidade industrial de Nagoya, fabricava, há 400 anos, saquê sob a marca “Nenohimatsu”. Akio, por ser o primogênito, tinha a incumbência de substituir o pai, Kyuzaemon, nos negócios da família. Quando estudante, Akio acompanhava o pai nas reuniões da companhia. A família Morita, na época, já se interessava pela cultura ocidental, por exemplo, tinham carros e fonógrafo elétrico.
Na infância, Akio se interessou em artigos eletrônicos: matemática e física eram suas matérias preferidas durante o período escolar. Após a formação escolar, ele entrou na Universidade Imperial de Osaka para cursar Física, onde se formou em 1944.
Recém-formado em Física, Morita tornou-se oficial da Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Ele conheceu Masuru Ibuka, um brilhante engenheiro com quem havia trabalhado durante a guerra no projeto de pesquisas.
Quando ele retornou pra casa, em Nagoya, após a guerra, Morita foi convidado pra adentrar no Instituto de Tecnologia de Tóquio por um dos professores. Morita estava pronto para ir para Tóquio, quando um artigo sobre um laboratório de pesquisa fundado por Ibuka foi publicado no jornal Asahi, chamado “Blue Pencil”. Com o fim da guerra, Ibuka fundou o Instituto de Pesquisa de Telecomunicações de Tóquio para embarcar num novo princípio. Após ler esse artigo, Morita visitou Ibuka em Tóquio e eles decidiram tocar a nova empresa juntos.
Após a guerra, no dia 7 de maio de 1946, Morita e Ibuka fundaram a "Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha", traduzida para o inglês como Tokyo Telecommunications Engineering Company. Com aproximadamente 20 empregados e um capital inicial de ¥190.000. Ibuka tinha 38 anos e Morita, 25. A família Morita