S
CURSO DE GRADUAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL
LUCIANA ALVARENGA DE SOUZA
MOVIMENTOS POPULARES ATUAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Cuiabá – MT
2014
LUCIANA ALVARENGA DE SOUZA
MOVIMENTOS POPULARES ATUAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social nas Disciplinas de Formação Social, Histórica e Política do Brasil; Antropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social: Metodologia Científica, no Curso de Serviço Social da Faculdade UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.
Professores: Gleiton Lima; Giane Albiazetti; Rosane Malvezzi; Rodrigue Trigue.
Cuiabá – MT
2014
sumário
1 – INTRODUÇÃO 04
2 – MOVIMENTOS POPULARES ATUAIS NA SOCIEDADE BRASILEI_
RA 05
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 – INTRODUÇÃO
Vários tipos de enfrentamentos vieram a surgir no decorrer do desenvolvimento do capitalismo, em que os operários vão se organizando, de forma lenta, mas constante, em associações e sindicatos e a partir deles ocorrem os “movimentos de independência”. A teoria marxista mostra a importância do processo de formação da consciência de classe, por meio da qual o trabalhador descobre que seus interesses são divergentes dos interesses da classe dominante. Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social.
Os principais movimentos sociais no Brasil são: o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres e ultimamente o do aumento das passagens de ônibus.
DESENVOLVIMENTO
2 – MOVIMENTOS POPULARES ATUAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado