Programa de mestrado em patologia ambiental e experimental
PROGRAMA DE MESTRADO EM PATOLOGIA AMBIENTAL E EXPERIMENTAL
Salmonella spp. e Escherichia coli patogênica isoladas de animais selvagens de vida livre sua sensibilidade a antimicrobianos
Renata de Oliveira Iovine
Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Patologia Ambiental e Experimental da Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Patologia Ambiental e Experimental, sob orientação do Prof(a). Dr(a). Vania Maria de Carvalho
SÃO PAULO
2013
Agradecimentos
À Universidade Paulista em permitir o uso do laboratório de pesquisa para que fosse possível a realização do trabalho, além da oportunidade de obtenção do título de mestre.
À FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) pelo suporte financeiro na compra de materiais que foram utilizados no presente estudo.
À CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) por fornecer bolsa de mestrado.
À Ph.D., Fabiana Toshie de Camargo Konno, por apoiar e disponibilizar seu tempo e conhecimento contribuindo para a realização do meu trabalho.
Às funcionárias Cleide Marques da Silva Santana e Suzana Maria Bezerra que foram de grande importância, pois forneceram todos os materiais utilizados e sempre deram apoio quando necessário.
Especial agradecimento aos colaboradores, Marina Galvão Bueno, Claudia Filone, Flávia Mirando, Danilo Kluyber e Catia Dejuste, que ajudaram na coleta das amostras utilizadas neste trabalho.
À bióloga, MSc, Lika Osugui, por transmitir seus conhecimentos que foram de grande valia para a realização deste trabalho.
Aos meus parentes, especialmente meus pais, e amigos que sempre me apoiaram e incentivaram na concretização dessa etapa da vida.
À