Fundamentos e metodologia de ciências
O trabalho com ciências, nas séries iniciais exige que se respeitem as especificidades da faixa etária. Por exemplo, no 1 e no 2 ano, o trabalho científico pode incluir a leitura de livros e revistas, não é preciso a criança saber ler para iniciar esse tipo de atividade. Além de ser uma atividade de alfabetização, contribui para que as crianças a renda a buscar informações específicas.
Trabalhar conhecimentos científicos desde cedo, é possível pensar num projeto para apresentar aos alunos. E como todo projeto, iniciar fazendo perguntas, fazer sondagem do que a criança sabe sobre determinado assunto. É preciso estar atento nas dúvidas dos alunos, para transformar a dúvida em situação-problema, é importante que todos participem, contribuindo com seus conhecimentos e assim chegar à resposta e aprender o conteúdo desejado.
O professor é preciso ficar atento em fazer levantamento de hipóteses, a próxima etapa é o levantamento de informações e por fim a experimentação.
Por exemplo, o processo da fabricação do pão. Na primeira etapa fazer perguntas, levantamento de hipóteses, alguém já viu como é feito o pão? Quais são os ingredientes que são utilizados? Para que serve a receita? E o fermento, qual é a sua utilidade?
Na segunda etapa, levantamento de informações, pode utilizar livros, receitas, livros de culinária, preparo do pão junto com os alunos. Em seguida, converse com os alunos sobre a transformação observada. Não só a mudança do estado sólido para o líquido, como também a formação de espuma e liberação, pois indica que houve transformação ou reação química. Por isso, é importante se prepara e conhecer bem o assunto.
Já o momento de