fundamentos metodologia ciencias
A Educação de Jovens e Adultos revela em sua essência que se trata de uma modalidade de ensino que em geral possui alunos que por algum motivo sócio-econômico, foram excluídos do processo educacional em idade considerada própria, e em sua maioria buscam não somente sua alfabetização, mas conhecimentos que os possibilitem melhores condições de vida e aprendizados que os levem à inserção no mundo do trabalho.
Dessa maneira, muitos desses sujeitos retornam à escola com a esperança de melhorar suas formas de sobrevivência, a sua auto-imagem, a estabilidade nos empregos,etc. Muitas vezes não alcançam o que almejam porque, na EJA, os conteúdos trabalhados são, na maioria das vezes, vazios de significados para eles, distantes das suas realidades e necessidades. A EJA deve constituir-se, assim, em um espaço acolhedor, instigando-lhes a criticidade e não visando apenas à sua formação técnica/profissionalizante, com o intuito de favorecer-lhes o acesso ao conhecimento e à cultura.
A importância do ato de saber ler e escrever está diretamente relacionada com o patamar social no qual este sujeito conseguiu se desenvolver. Dominar o código escrito significa que o sujeito possui uma habilidade básica para que possa trabalhar e evoluir. A sociedade atual está cada vez mais complexa e excludente, os discentes da EJA fazem parte dessa realidade.
A consideração pontuada acima está pautada com base na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis na época contemporânea para que o ser humano possa desenvolver plenamente suas capacidades, seja no nível individual, seja no âmbito coletivo.
Os sistemas sociais atualmente ainda pensam na educação como organizada sob uma lógica econômica e como preparação para o mercado de trabalho. Saber ler e escrever torna-se então exigência mínima para que o sujeito seja incluído no sistema laboral.
A EJA requer, portanto, um processo de aprendizagem em que haja valorização do seu