ATPS PATOLOGIA
DAVID RAIGO MAGALHAES
FELIPE DOMICIANO LEMOS
TIAGO ROBERTO CORREA BREMM
WAGNER DOS REIS FONTES
ATPS PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES
RONDONÓPOLIS
2015
ETAPA 1
PASSO 1
1 - Histórico
A palavra “PATOLOGIA” é a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças.
PATHOS= DOENÇA; LOGOS= ESTUDO.
No caso da construção civil, o conceito de patologia é utilizado no sentido de anomalias e fatores que degradam as construções das mais diversas maneiras tanto como estrutural ou na parte de acabamentos.
De acordo com o sit http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/ a patologia na construção civil surgiu da comparação entre o estudo científico do corpo humano e sua semelhança com as estruturas de construção civil. Além de o esqueleto humano parecer com os elementos estruturais, podem-se comparar as veias, nervos e músculos com ferragens, sistemas de agua, esgoto, elétrico e o mais notável a semelhança de reparos na construção civil à cura através de remédios na medicina.
Foi exatamente este panorama vindo da medicina que inspirou engenheiros civis a passarem a usar termos da medicina na engenharia civil, sendo atualmente muitos deles já consagrados e usados inclusive em livros adotados nos cursos de graduação em engenharia civil em todo o mundo.
2 - Oportunidades para atuação do engenheiro civil.
Pesquisando mais profundamente sobre o tema PATOLOGIA, descobrimos que é uma área de grande oportunidade para os acadêmicos que querem além de tornar-se um bom profissional poderá investir no setor.
Em princípio, o profissional formado atualmente nas universidades brasileiras não está habilitado para atuar na área de patologia das construções. Pela necessidade de conhecimento amplo sobre o funcionamento das construções, envolvendo reações químicas e solicitações mecânicas, este campo da engenharia civil tem sido tratado como uma especialidade.
Nos cursos de engenharia civil em