passivo trabalhista
A contabilidade, é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões, dentro e fora da empresa, é uma Ciência Social aplicada que tem como finalidade evidenciar mudanças financeiras e econômicas.
Segundo (GOUVEIA 1993, p. 1) “[...] contabilidade é um sistema muito bem idealizado que permite registrar as transações de uma entidade que possam ser expressas em termos monetários, e informar os reflexos dessas transações na situação econômica financeira dessa entidade ”.
Com o passar do tempo, a globalização tem contribuído demasiadamente para o avanço contábil, pois em um mundo competitivo é de suma importância o uso de informações reais lícitas, que sejam o espelho da organização.
Balanço patrimonial, demonstração de resultados do exercício, demonstração das origens e aplicação de recursos, demonstração de lucros e prejuízos acumulados , e demonstração de fluxo de caixa , são essas demonstrações contábeis, com finalidade de prestar contas sobre aspectos públicos de responsabilidade de uma empresa perante , acionistas, o governo e a comunidade em geral.
1.1 Ética na Profissão
Exercer sua profissão com zelo, diligência e honestidade é dever de todo o contabilista , comprometimento com a sociedade, com os colegas e com a classe contábil, no entanto, a ética para o contador é imprescindível.
“ Fundamentada nas idéias do bem e virtude enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz hoje, mais do que nunca a atitude dos profissionais em relação as questões ética pode ser o seu diferencial no mercado de trabalho . Assim, a ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida mantendo com os outros , relações justas e aceitáveis (VIEIRA 2006 p. 15) ”.
Neste contexto, é natural que toda a sociedade espere pela transparência das informações, resultados não só de competência profissional, mas simultaneamente de postura ética, pois o profissional