Parâmetros curriculares nacionais da educação
Curso de Licenciatura
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rio de Janeiro
2013
Referência: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Volume 01. Secretaria Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN — são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano
Têm como objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino.
Ensino Fundamental — 6º ao 9ºano
Estabelecem, para os sistemas de ensino, uma base nacional comum nos currículos e servem de eixo norteador na revisão ou elaboração da proposta curricular das escolas.
Os PCNs para o Ensino Médio têm por objetivo auxiliar os educadores na reflexão sobre a prática diária em sala de aula e servir de apoio ao planejamento de aulas e ao desenvolvimento do currículo da escola.Constituindo-se assim, como um documento governamental, os PCNs contêm propostas para a renovação da base curricular do ensino fundamental no Brasil.
Nos PCNs estão estabelecidos os objetivos que devem ser alcançados ao longo do ensino fundamental. No entanto, o que podemos perceber é que sua principal função é fazer com que a escola seja formadora de opiniões, extremamente crítica, fornecendo ao educando a possibilidade gradativa de ler e compreender a realidade que o cerca, procurando se posicionar, fazendo suas escolhas, optando por posturas próprias, e, principalmente, agindo criteriosamente.
A organização da