Rotatividade
A tarefa dos lideres de hoje é simples e difícil: precisam encontrar as melhores pessoas que puderem e motivá-las para que façam o trabalho da forma mais bem feita possível e à maneira delas próprias. (...) Um líder é alguém capaz de tirar um grupo de onde ele está e levá-lo aonde devia estar.
Ou seja, a grande tarefa dos lideres é motivar continuamente seus liderados para assim conseguir que os mesmos alcancem os objetivos da organização. O líder não é aquele que manipula as pessoas e sim aquele que influencia que consegue ser justo e tratar cada um de forma única.
Harold Weinstein (2008), diz que um líder de sucesso deve:
• Ser adepto de uma visão criativa que influencia outras pessoas • Habilidosos para construir relações estratégicas que ajudarão a alcançar suas metas. • Mestres na resolução de problemas e superação de obstáculos, • Arrojados, assumem riscos e tentam novas ideias e abordagens.
Para os liderados, é importante se sentir valorizado, e essa valorização influencia nos resultados e na produtividade da equipe.
Omar Souki (2008) descreve que: “Os liderados ao se sentirem ouvidos, compreendidos e respeitados, sentem-se valorizados e cada vez mais comprometidos com a causa do líder”.
Também é importante avaliar quais são os fatores que geram motivação nos colaboradores, pois para ser um bom líder é importante conhecer quais são os fatores que influenciam na motivação dos colaboradores.
O mais conhecido autor sobre teoria da motivação é Abraham Maslow (1908-1970) que em meados da década de quarenta, anuncia a sua teoria sobre motivação. Tendo como base as suas observações como psicólogo, Maslow fundamentou a Teoria das Necessidades. Bergamim (2008) diz que a teoria de Maslow propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveis