as abordagens Crítico-emancipatória, Cultural, dos Jogos Cooperativos, da Saúde Renovada e dos Parâmetros Curriculares Nacional influenciam o trabalho do professor de educação física em sala de aula?
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
Maria do Carmo Pereira Bispo
Como as abordagens Crítico-emancipatória, Cultural, dos Jogos Cooperativos, da Saúde Renovada e dos Parâmetros Curriculares Nacional influenciam o trabalho do professor de educação física em sala de aula? Apresente alguns exemplos.
Mundo Novo
2014
As abordagens pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico - prático com o objetivo de estruturação do campo de seus conhecimentos que são específicos da educação física.
Abordagem Crítico-Emancipatória apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/ aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, a partir da década de 80 são elaborados estas estruturas autoritárias sejam suspensas, e o ensino encaminha no sentido de uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem. A linguagem tem papel importante no agir comunicativo e funciona como uma forma de expressão de entendimentos do mundo social, para que todos possam participar em todas as instâncias de decisão, na formulação de interesses e preferências e agir de acordo com as situações e condições do grupo em que se está inserido e do trabalho no esforço de conhecer, desenvolver e apropriar-se de cultura.
A abordagem cultural foi sugerida por Daólio (1993), em crítica à perspectiva biológica que ainda domina a Educação Física na escola. Segundo o autor, esta visão naturaliza e universaliza o corpo humano, entendendo-o como um conjunto de ossos, músculos e articulações. Assim, todos os corpos são iguais por possuírem os mesmos componentes, e as aulas de Educação Física devem ser as mesmas para todos os alunos, em qualquer época e lugar. O autor continua: "Se o professor percebe que os corpos