Paráfrase
Educação Física- Licenciatura
Comunicação e Linguagem
Orientador: Prof. Marcela da Fonseca Ferreira
Centro Universitário Claretiano
Campo Grande
2015
Atividade 1
O desenvolvimento desta primeira atividade do semestre requer a aplicação dos conceitos estudados no CRC até o momento para redigir um parágrafo parafraseado, respeitando a devida autoria do texto-fonte e as ideias originais do(s) autor(es). Desse modo, sabendo o que é plágio acadêmico e como proceder para que isso não aconteça, leia o seguinte excerto retirado de um livro que discute questões sobre a consideração de um tabu e redija a paráfrase que sintetiza/resume as ideias contidas nele.
Para a produção de seu parágrafo, lembre-se dos fatores de textualidade estudados na Unidade 2: a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, e a intertextualidade. Antes de redigi-lo, tente pontuar qual é o objetivo da redação deste parágrafo, para quem ele será redigido e qual é o contexto situacional desta pequena produção textual. Não é necessário constar tais informações na entrega da atividade. Isso o ajudará a produzir seu parágrafo de maneira mais eficiente.
Na redação de seu parágrafo, tome por base as características do discurso acadêmico (a neutralidade e o apagamento do sujeito, o foco restrito, as construções complexas e o vocabulário técnico, a argumentação).
Texto:
O tabu é o contrário do ato de respirar com liberdade. Como traz em si uma proibição, cria necessariamente o reflexo de inibição coletiva, porque o castigo aplicado a quem o transgride é aterrorizante e inevitável. O transgressor perde a proteção das divindades, entra numa desordem mental, num caos interno que levará ao seu desaparecimento. Quem viola um tabu comente uma infração mortal e se torna, portanto, tabu por sua vez. Seu exemplo é perigoso para o clã. Ele poderia incitar outros a segui-lo e a quebrar a organização social do grupo.
O infrator espera, portanto, sua