paráfrase
1. CONCEITO
A paráfrase consiste em produzir, no interior de um mesmo discurso, uma unidade discursiva que seja semanticamente equivalente a uma outra unidade produzida anteriormente. (Greimas e Courtés)
Um enunciado A é denominado de paráfrase de um enunciado B se A contém a mesma, informação que B, sendo, porém mais longo. (Dubois)
Parafrasear é, pois, traduzir as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, mantendo, porém, as idéias originais. A paráfrase inclui:
• o desenvolvimento de um texto;
• o comentário;
• a explicitação.
Paráfrase não é transcrição literal do texto, o que constitui plágio.
2. TIPOS DE PARÁFRASE
• Reprodução: simples substituição de vocábulos E o grau mais próximo de zero.
• Comentário explicativo juízo valorativo a respeito de um texto.
• Desenvolvimento (amplificação)
2.1. REPRODUÇÃO
Consiste em repetir, com palavras simples, mas próprias, o pensamento do texto original. Implica reescrever o texto, substituindo os vocábulos originais.
EXEMPLO: TEXTO ORIGINAL
“Se posso prever tudo o que uma pessoa me vai dizer, a mensagem é totalmente redundante e eu posso abster-me de a ouvir ou ela de o dizer, ao contrário, se nada posso prever do que ela me vai dizer - caso alguém que se dirigisse a mim numa língua que desconheço completamente - a comunicação também é impossível. Em ambos os casos não há possibilidade de intercâmbio de informação.” (Pignatari )
2.1.2 PARÁFRASE POR REPRODUÇÃO:
“Quando se pode prever tudo aquilo que uma pessoa vai falar, o conteúdo de sua exposição é inteiramente redundante e eu posso deixar de prestar-lhe atenção ou ela de o dizer, diferentemente, se não posso conjecturar nada do que ela vai falar-me - caso alguma pessoa se dirigisse a mim num idioma que não conheço totalmente - a comunicação também não é possível. Nos dois casos, é impossível o intercâmbio de informação.”
2.2. COMENTÁRIO EXPLICATIVO
Pode ser também denominado “explanação de idéias”. Desenvolve