Texto sobre Direção
A direção está relacionada com os processos de gestão de pessoas na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. Dirigir também significa selecionar o canal de comunicação mais adequado e resolver conflitos entre os subordinados. É uma função que exige mais ação que o planejamento ou a organização. O responsável por uma equipe ou grupo, o líder, tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente propício à execução de um trabalho de qualidade e no qual os trabalhadores se sintam satisfeitos.
As atividades da direção (ou nível institucional, devido a sua identificação com a instituição) estão diretamente vinculadas aos seus objetivos, à sua estratégia e às principais interações com o ambiente externo. Costuma ser dividida em direção superior, ou institucional, direção executiva e direção operacional.
É um conjunto de esforços, no nível hierárquico mais alto da organização, visando a determinar os objetivos da organização e promover a sua realização por meio do acionamento de recursos humanos e materiais.
O ponto de partida da hierarquia numa organização provém do direito de propriedade, isto é, o direito que têm os donos de determinar quem toma aas decisões a respeito do que lhe pertence. Os proprietários tomam as decisões superiores da organização, ou as delegam a pessoas escolhidas por eles.
Até mesmo uma organização informal terá um grupo de pessoas dominantes que exerce a liderança e toma as decisões superiores da organização.
Nenhuma organização pode fazer mais do que permitem seus principais administradores; afinal de contas, o gargalo está sempre na parte superior da garrafa. De todas as tarefas de uma organização, a mais difícil, mas também a mais importante é estruturar a sua alta administração.
O futuro de qualquer organização depende da qualidade de sua direção.