Parafrase
História do trabalho humano
De acordo com Oliveira (1998 p.5). O inicio da atividade do trabalho humano pode ser definido a partir do momento em que o homem começou a buscar meios de satisfazer suas necessidades materiais.
Na sociedade pré-industrial predominava o trabalho escravo onde eram obrigados a trabalhar nas terras de seus senhores e a entregar parte da produção rural como pagamento pela utilização da terra e pela defesa militar que recebiam, para os escravos não havia direito trabalhista, pois mesmo recebendo proteção militar e política eles não possuíam uma vida livre, conforme relata Nascimento (2006 p.23). A idade Média foi o período das corporações, na qual ainda não haviam permitido a existência de uma norma jurídica ou direito trabalhista, e que cada corporação tinha um estudo sobre as normas de trabalho, havia também três categorias na corporação os mestres que eram proprietários da oficina, e que só chegavam a essa posição após serem aprovados com a confecção de uma obra mestra, os companheiros trabalhadores livres que ganhavam salários dos mestres e os aprendizes menores que recebiam ensinamentos de uma profissão ou ofício dos mestres.
O nome labor foi dado no século XVIII com o aumentou do drama do operário, o nome foi dado para designar a total desproteção da atividade laborativa e das condições de vida do operário, que colocavam a disposição sua força de trabalho para as indústrias em substituição ás indústrias de maquinas a vapor, conforme relata Nascimento (2006 p. 24).
Com as idéias do liberalismo, da revolução Francesa de 1789, três princípios foram valorizados:
A Liberdade levou as relações de trabalho para a plena autonomia contratual, e o capitalista livre e mais forte podia impor suas condições ao trabalhador sem a interferência do Estado. A Igualdade foi valorizada pelo socialismo. A Solidariedade se inspirou em um sistema de associações que hoje é chamado de seguridade social, que é um novo ramo do Direito do