Normas Para A Elabora O De Um Relat Rio Cient Fico
A realização de actividades experimentais inclui sempre a necessidade de elaborar o respectivo relatório que deve ser objectivo, simples e claro. Dele devem constar os seguintes parâmetros:
1- CAPA
Deve incluir o título do trabalho, que poderá ser apresentado na forma de uma pergunta ou problema, o nome da escola e da disciplina, o(s) nomes do(s) autor(es) e data da sua realização.
2- OBJECTIVOS
O que se pretende atingir com a realização da actividade.
3- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Breve resumo dos conceitos teóricos relacionados com a actividade experimental em causa.
4- MATERIAL UTILIZADO
Listagem de todos os materiais utilizados na elaboração do trabalho prático.
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Do procedimento constam os diferentes passos seguidos na actividade experimental, pela ordem em que foram realizados. É importante que quem lê o relatório possa realizar sem dificuldades a mesma actividade prática.
6. RESULTADOS
Os resultados são normalmente apresentados sob a forma de esquemas, gráficos e tabelas.
Neste ponto não devem ser comentados ou interpretados os resultados, mas apenas registados. A sua apresentação deve ser cuidada, clara e objectiva.
7. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Este parâmetro consiste na interpretação dos resultados experimentais obtidos à luz dos conceitos teóricos enunciados na introdução. Podem incluir-se, quando oportuno, comentários sobre possíveis erros técnicos realizados na execução das experiências e sugestões sobre o modo de os eliminar.
8. CONCLUSÃO
Da interpretação dos resultados resultam conclusões que vão dar resposta aos objectivos iniciais.
9- BIBLIOGRAFIA
A apresentação de uma bibliografia obedece a normas específicas. Assim, a título de exemplo, o manual da disciplina deveria surgir na bibliografia do seguinte modo:
MATIAS, Osório; MARTINS, Pedro (2007), Biologia 10/11 – Biologia e Geologia 10/11, Areal Editores.
Caso se consultem páginas da Internet deve-se indicar o