Participantes no mercado de câmbio
Participantes no mercado de câmbio
Os participantes no mercado são principalmente grandes bancos comerciais, através dos quais as operações básicas são feitas sobre as instruções dos exportadores e importadores, instituições de investimento, seguradoras e fundos de pensão, hedgers e investidores privados. Além disso, esses bancos fazem operações de seu próprio interesse e com fundos próprios. Assim, o volume das operações destes bancos atingem diariamente bilhões de dólares, e uma boa parte dos lucros de muitos destes bancos é gerada com as operações especulativas de moedas.
Além dos bancos, participam ativamente do mercado as corretoras que atuam como intermediário entre um grande número de bancos, fundos, casas de comissão, centros de dealing, etc.
Os bancos comerciais e as corretoras não fazem somente compras/vendas de moedas aos preços indicados, mas também exibem seus próprios preços. Assim, eles influenciam no processo de fixação dos preços no mercado, por isso são chamados de criadores de mercado (market-makers).
Os participantes passivos, ao contrário dos participantes ativos, não podem indicar suas próprias cotações e fazem a compra/venda das moedas aos preços indicados pelos participantes ativos. Os participantes passivos do mercado geralmente tem os seguintes objetivos: pagamento de contratos de importação e exportação, investimentos em indústrias estrangeiras, abertura de sucursais no exterior, turismo, especulação sobre a diferença de cotações, hedging (seguro contra perdas em caso de flutuações adversas nas taxas de câmbio), etc.
O fato de ter estes principais participantes mostra que este mercado é um negócio sério e com objetivos