Mercado de cambio
MERCADO DE CÂMBIO E OPERAÇÕES DE CÂMBIO
MOEDA
Curso forçado de uma moeda é a obrigação de sua utilização e aceitação em determinado território, normalmente, sendo estabelecido pela ordem jurídica interna de cada País, ou seja, pelo Estado, em virtude de sua Soberania Nacional.
As mercadorias negociadas no mercado de câmbio são as moedas estrangeiras de diversos países. Estas diferentes moedas, quanto à sua livre aceitação e negociação são divididas em:
Conversíveis Inconversíveis
Consideramos conversíveis as moedas dos países, cujas estabilidades econômicas e credibilidade na condução de suas políticas econômicas, monetárias e fiscais, são reconhecidas pelos agentes econômicos/financeiros de todo mundo, fazendo com que elas sejam livremente aceitas como meio de troca e reserva de valor.
CÂMBIO
Inconversíveis, portanto, são aquelas moedas que
não têm essas características de livre aceitação e negociação.
1
19/09/2012
Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa.
Ex1: EXPORTAÇÃO
Ex2: IMPORTAÇÃO
Mercado de câmbio é o ambiente abstrato onde se realizam as negociações de moedas estrangeiras entre os agentes autorizados ou credenciados pelo Banco Central do Brasil (bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem) e entre estes e seus clientes.
A necessidade do mercado de câmbio decorre, fundamentalmente, da internacionalidade do comércio e da livre movimentação global de capitais, em confronto com a nacionalidade das moedas.
Se houvesse apenas uma moeda no mundo, não existiriam os complexos problemas cambiais.
Viabilizar a transferência de recursos entre os agentes econômicos/financeiros, dos diversos países. Fornecer crédito para transações de negócios internacionais. Minimizar exposição aos riscos de flutuação das Taxas de Câmbio ( Hedge ).
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades ou frações