guia de funcionamento do mercado
O objetivo deste material é prestar ao investidor uma formação básica de conceitos e informações que possam auxiliá-lo na tomada de decisões antes da realização de seus investimentos. Apresentamos abaixo o GUIA
FUNCIONAMENTO DO MERCADO, lembrando que informações adicionais podem ser observadas na rede mundial de computadores das câmaras de liquidação e da BM&FBOVESPA. (veja o link na página inicial do site da SLW)
AO FINAL DESTE GUIA TEREMOS VISTO:
O Sistema Financeiro Nacional.
Divisão do mercado.
Órgãos Normativos
Entidades Supervisoras
Operadores do Sistema
O Sistema Financeiro Nacional – SFN
Um Sistema Financeiro pode ser caracterizado por um conjunto de instituições e regras que viabilizam de forma organizada e regulamentada a troca de recursos entre poupadores e tomadores.
Portanto, define‐se o Sistema Financeiro Brasileiro como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições que asseguram a canalização da poupança para o investimento, ou seja, dos setores que possuem recursos financeiros superavitários para os que desejam ou necessitam de recursos (deficitários). O Sistema Financeiro
Brasileiro é segmentado em quatro grandes "mercados", que são:
Mercado monetário:
É o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com objetivo a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política Monetária.
Mercado de crédito:
Atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado. Mercado de capitais:
Tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes