PARTES DA CELULA
A parede celular, também chamada de parede celulósica, é uma estrutura que envolve a membrana celular nas células dos vegetais e dos organismos procariontes.
É altamente resistente, diferindo em sua composição química quando comparada entre células vegetais e células procarióticas. Nas células vegetais é composta especialmente por acúmulo de celulose, embora ainda possam ser encontradas outras substâncias, como pectina, ácido metapéctico, dentre outras.
Embora esta estrutura seja altamente rígida, é permeável à água, que a atravessa livremente em ambos os sentidos.
Membrana Plasmática
A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, consiste em um envoltório composto por fosfolipídios e proteínas encontradas em todas as células vivas, tanto de seres procariontes quanto em eucariontes.
Função
A substância responsável por formar a matéria viva e ativa da célula é chamada de protoplasma. Este, por sua vez, é composto por soluções coloidais, soluções químicas e suspensões. As soluções coloidais não são capazes de transpor a membrana plasmática. Por esse motivo, a membrana plasmática é semipermeável, não havendo o extravasamento dos colóides citoplasmáticos para o meio extracelular. Sendo assim, a membrana seleciona o que deve entrar e sair da célula.
Contudo, a água e as soluções químicas podem transpor a membrana com facilidade, por meio do transporte passivo, que compreende o processo de osmose e difusão (difusão facilitada ou difusão simples).
Além do mecanismo dos mecanismos de transporte passivo, a membrana plasmática, uma vez que apresenta permeabilidade seletiva, utiliza também outro recurso para permitir a entrada de substâncias no meio intracelular, o transporte ativo, realizado por meio de enzimas ATPases Existem ainda outros dois processos que não envolve enzimas específicas, mas sim a própria estrutura da membrana celular, que são a endocitose e a exocitose.
Composição
Esta membrana é composta por uma dupla