Curriculum
Na aula de biologia e geologia, foi-nos proposto pela professora a realização de uma experiência prático-laboratorial, em que se pretendia dar a conhecer aos alunos como é a organização e estrutura de uma célula. Sendo que esta atividade foi dividida em três partes.
Introdução Teórica:
A célula representa a menor porção de matéria viva, sendo de dimensões microscópias. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, todas as células provêm de células preexistentes, constituem também a unidade de reprodução, de hereditariedade e desenvolvimento. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares como as bactérias, cianófitas, leveduras, protozoários e algas unicelulares (constituídas por uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos e outros seres vivos, são pluricelulares (consistidas em mais que uma célula). As células podem ser classificadas como: * Células procarióticas: constituem o tipo de células mais simples, e são representadas pelas cianobactérias e bactérias, também chamados procariontes ou procariotas. Este tipo de células não apresenta núcleo mas sim um nucleoide. A fotossíntese e respiração celular ocorrem nas membranas. * Células eucarióticas ou eucariontes: são células complexas, que apresentam núcleo. A fotossíntese ocorre nos cloroplastos e a respiração células nas mitocôndrias Este tipo de célula divide-se em mais duas subcategorias:
* Células Vegetais
* Células Animais
Figura 1: representação das células eucarióticas: vegetais, animais e procarióticas, respetivamente
Tabela 1: características das células
Irá ser utilizado o corante azul metileno para permitir visualizar melhor os constituintes característicos das células. Esta é uma das técnicas importantes para a observação a microscópio, pois, permite observar estruturas celulares pouco visíveis.
O microscópio é um aparelho utilizado para ampliar, visualizar e estudar