Parques Urbanos
Este trabalho tem por objetivo abordar o tema Parques Urbanos exemplificando, conceituado e analisando pontos positivos e negativos quanto ao seu impacto social; bem como tratar de seu surgimento, desenvolvimento e sua função para com a sociedade.
2.1 Conceito de parques urbanos
Uma área verde urbana é um espaço com predomínio de vegetação em meio a uma cidade.Exemplos de áreas verdes urbanas: praças; parques urbanos; parques fluviais; parque balneário e esportivo; jardim botânico; jardim zoológico; alguns tipos de cemitérios; faixas de ligação entre áreas verdes.
2.2 Como e quando surgiram
Pesquisadores afirmam que os primeiros parques urbanos estão ligados a elementos mítico-religiosos, apontando o “paraíso” do Gênesis bíblico passando por mitos e lendas até chegar aos tempos modernos.
JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA. IMAGEM DE DOMÍNIO PÚBLICO. FONTE: WIKIPÉDIA.
Para esses pesquisadores as áreas verdes urbanas têm ligação com a arte da jardino cultura que surgiu em dois lugares, o Egito e China.
Na China surge com sentido religioso e filosófico, onde cada elemento tem significado próprio. Já os jardins do Egito, tinham a função de diminuir o forte calor das residências.
No final do século XVII com a Revolução Industrial surgiram filosofias de novas relações com a natureza X sociedade. Conforme Silva, “a cidade era o berço da poluição, do ar e sonora, e dos maus costumes, já o campo era um local desejado, uma vez que tinha ar fresco e tranquilidade. Por isso, surge a valorização do campo e das áreas verdes na cidade [...]” (SILVA, 2003, p. 45/adaptado).
A procura pelo verde relacionada com a presença das poluições levou a necessidade de se conservar qualquer área natural para melhoria de convivo na metrópole.
Já no decorrer do século XX novas denominações foram surgindo, como Parque ecológico e Parque Temático.
No Brasil os primeiros parques foram