Parques Urbanos
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Disciplina: Gestão das cidades e Economia das cidades
Docente; ISMAEL ARAÚJO
Discente: ANA MARIA FERREIRA COSME
Pesquisa sobre Parques Urbanos e sobre o Parque Casa da Pólvora
Nesta pesquisa para entendemos do que se tratam os Parques ecológicos, buscamos saber como foi criado, como está classificado, quais as leis que os regem e sua definição. Primeiramente os Parques fazem parte das Unidades de conservação que são segundo (art. 2º, I, da Lei 9.985/2000). Espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Publico, com objetivos de conservação e limites definidos, sob o regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
Estas unidades são divididas em duas categorias para que suas funções e diretrizes sejam estabelecidas, visando uma melhor forma de gestão destas unidades e de sua atuação de forma a preservar e conservar os seus recursos, para garantindo a efetivação e a implantação das UC e estão divididas da seguinte maneira:
O grupo de Unidades de Uso Sustentável é constituído por sete categorias de Unidades de Conservação, são elas: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse ecológico, Floresta Nacional, Reserva extrativista, Reserva da Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Reserva Particular do Patrimônio Natural.
No qual estes que compõem as unidades de uso sustentável, compreendem territórios de populações tradicionais, no qual consolidam um manejo sustentável de baixo impacto, favorecendo suas formas de conhecimento, até vastas áreas já urbanizadas, nas quais o estabelecimento de uma UC pode contribuir para o zoneamento, manejo adequado dos remanescentes florestais e cumprimento das leis ambientais.
A outra categoria é de Unidades de Proteção Integral composta por cinco