Parque natural da Arrábida
SERRA DA ARRÁBIDA
Trabalho realizado por:
Leonardo Rosa nº16 8ºC
Pedro Nogueira nº22 8ºC
Paulo Costa nº21 8ºC
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre o parque natural da serra da arrábida no geral, indicando a respetiva fauna, flora, etc.
Esperemos que gostem!
LOCALIZAÇÃO
O Parque Natural da Serra da Arrábida, abraça uma extensão de mais de dez mil hectares, que surgem pelo litoral desde Setúbal a
Sesimbra. A sua constituição calcária e a sua formação milenar faz da Serra um exemplar único da vegetação mediterrânica primitiva.
OBJECTVOS DA PROTECÇÃO
A
O
A
A
A
protecção da Natureza desenvolvimento rural disciplina e a promoção do recreio animação sociocultural conservação, renovação e valorização
PORQUE FOI CLASSIFICADO?
A instalação do Parque Natural da Arrábida
(Decreto-Lei nº 622/76, de 28 de Julho) visou proteger os valores geológicos, florísticos, faunísticos e paisagísticos locais bem como testemunhos materiais de ordem cultural e histórica.
O valor da fauna e flora marinhas da costa arrábida foi contemplado através de uma
Reserva Marinha contígua. Na zona do cabo
Espichel a protecção visa as arribas marinhas, espécies vegetais endémicas, a nidificação de aves e a preservação de icnofósseis.
FLORA
Em consequência dos estudos, registaram-se até hoje 1450 taxa (espécies e subespécies) na região designada por sector arrabidense, no qual sobressaem em as espécies de distribuição mediterrânica (Elemento
Mediterrânico) acompanhadas em algumas áreas, nomeadamente nas soalheiras e nas escarpas e arribas marítimas, pelas espécies macarrónicas (Elemento Macaronésico) e noutras, sobretudo nas umbrias, vertentes expostas ao quadrante norte, nos covões e ao longo dos cursos de água.
ALGUNS TIPOS DE FLORA
FAUNA
Durante muitos anos, já após a formação do
Reino de Portugal, a área em que hoje se encontra o Parque Natural da Arrábida foi uma