Preservação de Recursos Naturais
A natureza está em constante modificação e não pelos melhores motivos, sejam eles a nível climático, florestal, nos mares ou até em recursos essenciais para a sobrevivência do Homem, tanto que estas mesmas alterações têm vindo a preocupar-nos cada vez mais. Estas alterações podem tornar-se irreversíveis caso nada seja feito, e se o Homem não começar a agir com consciência muitos mais danos serão causados.
Com o intuito de se manterem e preservarem locais que (ainda) permaneciam intactos, têm vindo a ser criadas várias organizações para que estes locais sejam recompostos, e também para consciencializar o publico geral a agir corretamente para com o espaço em que eles estão inseridos, isto é, a Terra.
Desta forma, o Turismo Sustentável é uma forma de alertar os turistas sobre o desperdício, a poluição entre muitos vários outros problemas que podem causar a extinção de paisagens naturais.
O Turismo Sustentável está ligado à conservação dos recursos naturais, o que pode garantir a exploração de um certo local sem comprometer esses mesmos recursos, renovando-os, e satisfazendo, em simultâneo, as necessidades do momento sem que as gerações futuras sejam afetadas de alguma maneira.
Atualmente tem havido uma crescente preocupação com os problemas ambientais e com isso cresce também a necessidade de preservar e proteger o património ambiental.
O Turismo Sustentável estuda essencialmente a relação entre o homem e o espaço natural sem que haja de alguma forma a degradação e destruição do espaço natural. A interação com a natureza é o que mais tem despertando o interesse aos turistas que procuram nas suas viagens de lazer paisagens naturais, apenas pelo simples facto dos espaços urbanos serem poluídos não só a nível visual mas também em relação à poluição sonora. Este “stress” físico e mental da população faz com elas fujam do seu ambiente diário e se refugiem em