PARNAS BRASILEIROS
PARNA DA Amazônia (AM)
Bioma Amazônia
Área 1.084.895,62 hectares
Diploma legal de criação Decreto n° 73.683 de 19 de fevereiro de 1974
Coordenação regional / Vinculação Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Localização
O Parque Nacional da Amazônia situa-se no município de Itaituba, na região sudoeste do estado do Pará, e abrange ainda os municípios de Aveiro (PA) e Maués (AM). O Parque situa-se às margens do rio Tapajós e faz parte do mosaico de Unidades de Conservação da BR-163.
Atrações
O Mirante e a Trilha Interpretativa do Rio Tapajós representam o início da estruturação da visitação no Parque, que contará com um Centro de Visitantes. Outras trilhas estruturadas e uma série de atividades ainda serão disponibilizadas aos visitantes.
Um dos grandes atrativos é o circuito de lagos – dos Patos, das Capivaras e do Jacaré. Outro ponto é a cachoeira do Tracoá.
A Trilha Interpretativa do Rio Tapajós tem 2.600 metros de extensão, conta com uma série de placas contendo textos de interpretação do ambiente natural, além de sinalização e equipamentos espalhados pelo trajeto como degraus, bancos, deques e passarelas. A trilha é auto-guiada e pode ser percorrida sem a necessidade de um guia, mas é possível realizar visitas monitoradas.
O Mirante foi construído em uma área de 62 metros quadrados, com vista privilegiada para o rio Tapajós, e conta com dois sanitários e espaço para pequenos eventos.
Relevo e clima
O solo do Parque é coberto em sua maior parte por floresta úmida, de terra firme, com numerosas e variadas espécies de árvores, chegando as mais altas a alcançar 50 metros.
O clima é tropical, quente úmido, com um a dois meses secos. A média anual de temperatura é de 24 a 26ºC, com máxima absoluta de 38 a 40ºC e mínima absoluta de 12 a 16ºC.
Fauna e flora
A sua flora conta com florestas de igapó emolduradas por palmeiras de açaí, patauá e buritis. Pela baixa luminosidade, os estratos