muito bom
O policiamento ostensivo é uma atividade exclusiva da policia militar, sendo assim, policiamento ambiental é também um dos tipos de policiamento. Dessa forma, nossas missões não podem se justificar apenas sobre fundamentos doutrinários próprios. Isto significa que não podemos realizar policiamento ambiental simplesmente porque a corporação pensa ou quer que assim o realizemos. Precisamos de um fundamento legal que justifique de maneira específica a nossa área de atuação (CFAP, 2013).
A atuação da Polícia Turística é baseada nos preceitos de polícia preventiva, ou seja, trabalha na garantia da ordem pública, realizando o policiamento ostensivo, principalmente nos pontos turísticos mais visitados. Uma das características marcantes da Polícia Turística é a integração Polícia Militar, população e turistas, transmitindo-lhes simpatia e prazer por estarem desfrutando o estado (JUNIOR, 2009). Implantação do policiamento turístico na Polícia Militar possibilitará aproximar: polícia, população e turistas. Além disto, o policiamento exclusivo nos pontos turísticos poderá trazer maior segurança aos empresários do ramo, propiciando a prestação de um melhor atendimento aos visitantes do estado e oferecendo aos turistas e consequentemente, a fixação de uma boa imagem do estado (MAFRA JUNIOR, 2009).
O parque nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, no centro-sul do Maranhão, de acordo com o diretor de ecossistemas do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Valmir Ortega, a criação do parque faz parte do esforço dos órgãos ambientais do Governo Federal para elevar a área protegida no Cerrado. Pouco mais de 2,5% do bioma está resguardado em unidades de conservação federais e estaduais. A região que agora está abrigada dentro do Parque Nacional é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência