Bom bom
Oct 13, '06 11:07 AM para todos Categoria: Outro
"O problema não é o problema.O problema é sua atitude com relação ao problema."(Kelly Young
"A vantagem, se existe alguma, em estar no fundo do poço é que qualquer movimento leva-nos para cima", Donald Trump
(*) Katia Horpaczky
Você conhece? A palavra tem sonoridade estranha e significado ainda pouco conhecido, mas pode fazer a diferença na sua vida. O conceito vem da física: é a propriedade que alguns materiais apresentam de voltar ao normal depois de submetidos à máxima tensão. Pois é: vem contando pontos como competência humana a habilidade do elástico, ou da vara do salto em altura -aquela que enverga no limite máximo sem quebrar, volta com tudo e lança o atleta para o alto.
Uma vez ou outra, as Ciências Humanas tomam emprestado termos e conceitos das Ciências Exatas. A última novidade que vem da Física é a resiliência. Em Humanas, a resiliência passou a designar a capacidade de se resistir flexivelmente à adversidade, utilizando-a para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. Traduzindo isso através de um dito popular, é fazer de cada limão, ou seja, de cada contrariedade que a vida nos apresenta, uma limonada, saborosa, refrescante e agradável.
A resiliência é caracterizada por um conjunto de atitudes adotadas pelo ser humano para resistir aos embates da vida. O termo vem de uma propriedade da Física sobre a capacidade que os corpos têm de voltar à sua forma original, depois de submetidos a um esforço intenso. Fazer a simples transposição da Física para a Psicologia não é possível porque, aplicado aos seres humanos, o conceito se destaca exatamente pela capacidade do indivíduo dar a volta por cima das situações de risco e voltar TRANSFORMADO, crescendo com a experiência."
No caso do ser humano, este limite chama-se viver as suas emoções. E, para que alguém possa viver suas emoções no trabalho, é preciso respeito à dignidade e