A Importância do Outro na Transmissão e Apropriação do Conhecimento
Decidimos iniciar a nossa apresentação com este vídeo como uma introdução, que demonstra que o nosso desenvolvimento depende em grande parte da nossa envolvencia com o outro.
O outro é um parceiro perpétuo do eu na vida psíquica. (Wallon, H., 1946).
Esta afirmação aponta para a importância do outro social no desenvolvimento da subjetividade do ser humano e na constituição da consciência de si e do mundo.
A relação humana é necessária para a preservação e para o desenvolvimento da pessoa, bem como da sociedade humana, permitindo á pessoa encontrar a sua verdadeira identidade.
A relação com o outro será sempre essencial no crescimento enquanto pessoa.
É o outro quem julga se somos bons ou maus, bem ou mal sucedidos, desejáveis ou indesejáveis.
Apesar da individualização, a sociedade, bem ou mal, ainda tem um peso enorme na formação de nossa personalidade. É na interação com o outro que surge o eu. Não somos exclusivamente produtos do meio, mas a família, os amigos, as escolas, os grupos profissionais, entre outros, as relações que formamos com os outros, ao longo de nossa jornada, contribuem muito para que nos tornemos no que somos.
Agora vamos apresentar-vos um vídeo que mostra a importância das relações afetivas entre família.
A família é sem dúvida o maior alicerce no nosso percurso de vida. É ela que se apoia mutuamente, em qualquer situação, quer nas boas ou nas menos boas.
Tal como os pais apresentam um papel fundamental ao longo da nossa infância dotados de persistência para nos educarem da melhor forma, os filhos, também devem dedicar o seu apoio incondicional, quando os papéis se inventem, como é possível comprovar pela observação deste vídeo.
Ainda assim, a construção da relação com o próximo parte da vontade própria e de pequenos gestos diários que fazem a diferença; e portanto vamos mostrar-vos aqueles que