Química Espectroscopia
CURSO DE FARMÁCIA
ESPECTROSCOPIA
São Luís 2014
VÍCTOR AZEVEDO VIEIRA – CPD 023810
ESPECTROSCOPIA
Trabalho apresentado à disciplina de Química Orgânica do Curso de Farmácia da Universidade CEUMA.
Ministrante: Jean Carlos
São Luís
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESPECTROSCOPIA 4
2.1 Espectroscopia no controle de qualidade 5
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, fazer estudos relacionados a espectroscopia, sua função na identificação dos elementos químicos das substâncias, e a importância das técnicas utilizadas para o controle de qualidade de alimentos e remédios.
Newton descobriu que um feixe de luz branca poderia se repartir em uma série contínua de cores. Tal fenômeno descoberto por Newton, foi descrito por ele como um “espectro”, no qual a experiência foi feita com uma superfície somada a um pequeno orifício que emitia um feixe de luz, uma lente para focá-lo, um prisma de vidro para dispersá-lo, e uma tela para exibir o espectro resultante.
Esta descoberta foi um marco na ciência e desde então, muitos estudos e benefícios foram produzidos a cerca desta temática.
A espectroscopia passou a ser utilizada como ferramenta científica para sondar a estrutura atômica e molecular, inaugurando o campo da análise espectroquímica para analisar a composição dos materiais. Estas técnicas são utilizadas hoje para analisar os objetos, tanto terrestres e estelar, e continua a ser o nosso único meio de estudar os elementos químicos presentes nas estrelas por exemplo.
2 ESPECTROSCOPIA
Toda técnica de levantamento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra, é uma designação demonstrada através da espectroscopia.
É chamado de espectroscopia o método utilizado para análise de elementos simples, da