Espectroscopia
Sempre quando se excita uma substância com uma fonte de energia, esta pode emitir como absorver radiação em determinado comprimento de onda, desta forma permitindo uma observação do comportamento do corpo de prova. Os resultados da análise espectroscópica de uma amostra providenciam dados sobre a estrutura do analito, tais como geometria de ligação, natureza química de ligandos de um dado átomo, comprimentos de ligações químicas, etc.. A base da espectroscopia é a natureza ondulatória das radiações eletromagnéticas, cuja variável é a freqüência fundamental. Esta determina o número de oscilações realizadas pela onda por unidade de tempo, e o comprimento de onda, distância percorrida pela onda durante um período de tempo correspondente a uma unidade de freqüência, sendo o produto destas definido como a velocidade de propagação da onda.
São três os principais tipos de processo pelos quais a radiação interage com a amostra e de igual maneira é analisada:
*Espectroscopia de Absorção - Correlaciona a quantidade da energia absorvida tambem em função do comprimento de onda da radiação incidente.
*Espectroscopia de emissão - Analisa a quantidade de energia emitida por 1 amostra contra o comprimento de onda da radiação absorvida. Consiste fundamentalmente na reemissão de energia previamente absorvida pela amostra
*Espectroscopia de espalhamento (ou de dispersão)- Determina a quantidade da energia espalhada (dispersa) tambem em função de parâmetros tais como o comprimento de onda, Ângulo de incidência ângulo de incidência e de igual maneira o Ângulo de polarização ângulo de polarização da radiação incidente.