geologia e geomorfologia
Projeto: Elaboração dos Planos de Manejo do Parque Nacional das Araucárias e da
Estação Ecológica da Mata Preta
Levantamento de Dados Secundários
Geologia e Geomorfologia do Parna das Araucárias
Elaboração:
Renata Inácio Duzzioni
Geógrafa e Técnica em Geomensura
CREA/SC: 090522-8
Execução do projeto:
Anuência e colaboração:
APRESENTAÇÃO
Este relatório apresenta o diagnóstico do meio físico do PARNA das Araucárias, localizado no estado de Santa Catarina, cujos municípios de abrangência são: Passos
Maia e Ponte Serrada.
Neste relatório, para melhor entender a distribuição das informações levantadas, primeiramente, é feita uma caracterização geológica e geomorfológica do Estado de
Santa Catarina, destacando a evolução do relevo catarinense de acordo com as diversas idades e eras geológicas. Posteriormente, são apresentados os aspectos geológicos e geomorfológicos para o PARNA das Araucárias, no que diz respeito à descrição das formações geológicas da referida área, bem como das regiões e unidades geomorfológicas ali presentes.
Para complementar a caracterização da geologia e geomorfologia da área de estudo, um novo item é descrito: tipos de solos. Por fim, são feitas breves considerações finais acerca do que foi tratado neste relatório.
O relatório possui uma linguagem técnica e buscar apresentar e detalhar os principais aspectos físicos do PARNA das Araucárias.
1. CONTEXTO GEOLÓGICO E GEOMORFOLÓGICO DE SANTA CATARINA
O Estado de Santa Catarina segundo Scheibe (1986) e Silva &
Bortoluzzi (1987) compreende de oeste para leste derrames de lavas básicas, intermediárias e ácidas correspondentes a Formação Serra Geral, ao pacote sedimentar de rochas gonduânicas, uma faixa de rochas ígneas e metamórficas, e os sedimentos recentes encontrados no litoral (Figura 1).
Figura 1. Geologia do Estado de Santa Catarina segundo Scheibe (1986).
De acordo com esses mesmos autores