Parmênides de Eleia
Aluno:
Turma:
Matéria: Filosofia
Professor:
Parmênides de Eleia
de de 2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Quem foi Parmênides?
3. Pensamento
4. O Ser - Absoluto
5. A escola Eliática
6. Principal Obra
7. Proêmio
8. A via da verdade
9. A via da opinião
10. Conclusão
11. Bibliografia
Introdução
O trabalho a seguir conta a história de Parmênides de Eléia, onde conheceremos um pouco de seus pensamentos e idéias e análise de sua principal obra sobre a natureza, e sua criação da Escola Eliática e seu principal pensamento.
Quem foi Parmênides?
Nascido por volta do ano de 515 a.C., na cidade de Éleia, ao sul da Magna Grécia (Itália), Parmênides é considerado pelos historiadores da Filosofia como o pensador do imobilismo universal. Foi um dos fundadores da Escola Eleática, deixou suas idéias filosóficas em poema, Sobre a Natureza, que seria o discurso de uma deusa. Sua poesia é dividida em três partes: proêmio, em que ele descreve a experiência de ascese e de revelação; a via da verdade; e a via da opinião. É a doutrina mais profunda de todo o pensamento socrático, mas também a mais difícil interpretação.
Pensamento
“O ser é, o não-ser não é.”
Parmênides julgava o ser como uno, imóvel, indestrutível, ingênito (isto é, incriado, não nascido, não gerado) e eterno. Segundo seu modo de pensar, o não ser, o nada não existe e não pode ser nem dito nem pensado. Portanto, o ser não teria surgido do nada, o que é impossível, ou teria surgido de outro ser, justificando que o ser já era e sempre será; logo, é eterno. Nem também o ser pode se movimentar, pois se se altera (o movimento em grego era tido como deslocamento, crescimento, diminuição e alteração) será outro ser, mesmo continuando a ser e, por isso, dois seres são impensáveis, apenas um ser é pensável. E se não foi criado, nem gerado, também não pode ser destruído, já que se destruído, algo ficará