Parmênides de Eléia
Parmênides foi o mais influente dos filósofos que precederam Platão. Em sua doutrina se destacam o monismo e o imobilismo. Ele propôs que tudo o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel.
Parmênides considera que o pensamento humano pode atingir o conhecimento genuíno e a compreensão. Essa percepção do domínio do "ser" corresponde às coisas que são percebidas pela mente. O que é percebido pelas sensações, por outro lado, é, segundo ele, enganoso e falso, e pertence ao domínio do não-ser. Trata-se de uma oposição direta ao mobilismo defendido por Heráclito de Éfeso, para quem "tudo passa, nada permanece". Seu pensamento influenciou a chamada "teoria das formas", de Platão. Ao contrário da maioria dos filósofos precedentes, que divulgaram seus pensamentos em prosa, Parmênides era um poeta e escreveu sua grande obra, "Da Natureza", em versos hexâmetros semelhantes aos de Homero. Além disso, ele atribuiu suas idéias a uma revelação divina.
Bibliografia: http://educacao.uol.com.br/biografias/parmenides-de-eleia.jhtm
Parmênides de Eléia
Vida
Nascido por volta do ano de 515 a.C., na cidade de Eléia, ao sul da Magna Grécia, Parmênides é considerado como o pensador doimobilismo universal. É atribuída a ele a criação da escola de Eléia, colônia grega que ficava no litoral da região da Campânia, no sul da Itália. O