Escola Eleatica
Secretária do Estado de Educação – SEDUC
E.E.E.F.M. John Kennedy
Disciplina : Filosofia
Docente : Liana Freire
Sumário
Introdução
Justificação
Objetivo
Desenvolvimento
Conclusão
Referências
Anexo
Introdução
Justificativa
Objetivo
Escola Eléatica
À matemática não era atribuída muita importância na educação grega, apesar de esse conhecimento ser valorizado pelos filósofos. Logo, não é de estranhar que no mundo grego, a matemática fosse estudada apenas entre os filósofos, e de modo particular pelos filósofos pitagóricos. Conhecimentos básicos de matemática eram conhecidos pelos que os utilizavam no seu quotidiano, mas sem preocupações científicas.
A colónia de Eleia foi fundada por um grupo de gregos jónicos que em 545 antes de Cristo fugiram pelo mar quando a sua cidade de Phocaea foi invadida pelos Persas. Eles foram para a ilha da Córsega, que tomaram após uma batalha naval com os cartagineses e etruscos, mas mais tarde, em 535 antes de Cristo, os cartagineses e os etruscos retomaram a ilha. Desta feita, este grupo de gregos navegou para a costa sudoeste de Itália e fundaram a colónia de Eleia, tomando o local aos nativos. Nesta colónia seria fundada uma das principais escolas da filosofia pré socrática.
Arqueólogos dizem, que no tempo de Parménides, Eleia era uma cidade grande com vários templos, um porto e uma cintura de muralhas com algumas milhas de extensão. No local, foram encontrados vestígios arqueológicos desta escola, nomeadamente referências a Parménides.
Escola da Eleia, não deve ser entendido como um edifício em Eleia onde se davam aulas. Antes, significa uma corrente ou doutrina de ideias característica, neste caso,