Escola eleática
A Escola Eleática engloba os filósofos Parmênides de Eléia, Zênon de Eléia e Melisso de Samos. Platão e Aristóteles diziam que o fundador dessa escola era Xenófanes de Cólofon, porém, na realidade, não há nenhuma ligação efetiva dos pensamentos dele com os dos eleatas.
Os eleatas lidavam com alguns conceitos. Dentre eles: Qual a essência de determinada coisa, defesa da tese de que tudo que existe têm uma essência única e não pode se modificar, consideração de uma realidade falsa que se apresenta aos nossos sentidos (que percebem tudo como uma união de vários elementos formadores das coisas existentes, opondo-se a verdadeira realidade percebida pela nossa mente: que todas as coisas possuem uma essência única) e a explicação racional para o estabelecimento da verdade.
Os Pensadores
Xenófanes
Biografia e doutrina
Xenófanes de Cólofon (570 a.C. — 460 a.C.) era filho de Ortomenes e nasceu em Cólofon, no sul da Itália em 570 a.C.; quando tinha vinte cinco anos, teve de emigrar devido a invasão persa. Vivia de povoado em povoado até que fixou-se na cidade de Eléia. Faleceu com mais de noventa anos. Xenófanes já possuía a idéia de que Deus era um ser perfeito e unitário, o que só viria a acontecer com o advento das grandes religiões tradicionais. Por conta disso, é considerado um estudioso da teologia, sendo o primeiro filósofo grego a postular a possível existência de um deus único.
Sua principal atividade era, aparentemente, a poesia, mas alguns de seus poemas têm importante conteúdo filosófico. Ele é o primeiro dos filósofos pré-socráticos que temos acesso a quantidade considerável de fragmentos.
A importância de Xenófanes para a Filosofia reside principalmente no espírito crítico e no ceticismo com que encarava o antropomorfismo (usando até seus versos para criticar esse tipo de hábito humano) e moralidade das divindades gregas, e também as limitações do conhecimento humano.Tinha a terra como elemento principal a partir da