escola eleatica
O relógio é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade em variados formatos. Os mais antigos eram os relógios de sol provavelmente usados pelos gnômons. A história registra que apareceu na Judéia mais ou menos 600 a.C., os relógios de água (clepsidras) e relógios de areia (ampulhetas).
Já em 850 da era actual construido um relógio mecânico baseado em engrenagens e pesos. Quanto à construção do primeiro relógio mecânico existem algumas controvérsias. Uma corrente considera que o primeiro contrutor de relógios foi o monge francês Gerbert, posteriorente Papa Silvestre II. Outras grandes construtores e aperfeiçoadores dos relógios foram; Ricardo de Walinfard (1344); Santigo de Dondis (1344) e o seu filho João de Dondis que ficou conhecido como "Horologius" e Henrique de Vick (1370).Já o primeiro relógio de bolso foi construído em Nuremberg por Pedro Henlein.
Em 1595 Galileu Galilei descobre a Lei do Pêndulo, ou seja 2.200 anos depois do aparecimento do primeiro relógio na Judéia.
Com os relógios mecânicos surgiu uma grande variedade de técnicas de registo da passagem do tempo. Os relógios deste tipo podem ser de pêndulo, de quartzo ou cronómetros. Mas sem dúvida alguma, os relógios mais precisos são os relógios atómicos.
Calculadoras de pulso
Em 1975, o Pulsar Time Computer veio à tona. Lançado pela empresa Pulsar, o dispositivo contava com quatro baterias: duas delas dedicavam-se à iluminação da tela de LED; o outro par era usado exclusivamente pelo recurso de cálculos automáticos.
Como bem se pode notar na imagem, o modelo era acompanhado por uma caneta – que servia como ferramenta de digitação, uma vez que dava ao usuário acesso ao teclado miúdo do relógio. Foi a partir da aparição do Pulsar Time Computer que outras empresas começaram a investir no desenvolvimento de relógios de pulso cada vez mais dinâmicos.
Recebendo beeps e monitorando dados
Em 1991, o primeiro relógio capaz de receber mensagens de texto