Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia
Heráclito de Éfeso (fl. -504/-501), 1628.
Pouco se sabe de certo sobre Heráclito (gr.Ἡράκλειτος), exceto que viveu em Éfeso, pertencia à ilustre família dos fundadores da cidade e não mantinha boas relações com seus concidãos.
Biografia e doutrina
Estima-se que tenha vivido na época da 69ª Olimpíada (-504/-501), quando Dario I era rei da Pérsia (-522/-486), e que era mais novo queXenófanes. A grande maioria das histórias que existem a seu respeito foram inventadas, já na Antiguidade, a partir de sua fama de orgulhoso e de misantropo, e são pouco ou nada confiáveis.
Não se sabe se realmente escreveu alguma obra; parece que simplesmente divulgou seus pensamentos através de um conjunto de máximas.
A obscuridade de suas idéias tornou-se lendária, o que é corroborado por Platão e ilustrado pelo estilo incisivo, alegórico e oracular dos fragmentos que sobreviveram. Diógenes Laércioconta que Socrátes, ao lhe perguntarem a respeito do livro de Heráclito, comentou: "aquilo que consigo compreender é esplêndido, e acho que o que não compreendo também é" (D.L. 2.22).
De qualquer forma, o que se consegue depreender do pensamento de Heráclito, pelo menos em seus principais aspectos, é o seguinte: a explicação das coisas deve ser buscada no próprio íntimo de cada um; ao invés de uma única e imperecível entidade, o mundo é formado por um incessanteconflito de opostos que se transformam constamente uns nos outros; o fogo era a forma arquetípica das coisas que compõem o mundo, e tinha a capacidade de dirigir tudo.
A despeito do caráter enigmático de suas idéias, Heráclito influenciou decisivamente aspectos importantes do pensamento de Platão e da doutrina dos filósofos estoicos. Parmênides de Eléia (530 - 460 a.C)
Parmênides é um filósofo que expôs seus pensamentos através da poesia em estilo homérico, mas nem por isso deixa de usar rigorosos argumentos dedutivos em suas colocações. Parmênides é o fundador da escola de Eléia e despertou