Paralisia Infantil
Causa da Poliomielite
A causa da paralisia infantil é a contaminação com o poliovírus que pode ocorrer pelo contato oral-fecal, quando o indivíduo não foi devidamente vacinado contra a poliomielite. A transmissão da poliomielite acontece com contato da boca com fezes, muco ou catarro de um indivíduo infectado, sendo que os sintomas podem surgir até 35 dias depois.
As sequelas da paralisia infantil estão relacionadas ao comprometimento do sistema nervoso e por isso o paciente poderá apresentar:
- Paralisia permanente de uma das pernas que irá comprometer seu caminhar;
- Paralisia dos músculos da fala e do ato de engolir, que pode levar ao acumulo de secreções na boca e na garganta.
Indivíduos que sofrem com a paralisia infantil a mais de 30 anos podem vir a desenvolver a síndrome pós-pólio que gera sintomas como fraqueza, sensação de falta de ar, dificuldade para engolir, fadiga e dor muscular, mesmo nos músculos não paralisados. Neste caso a fisioterapia realizada com alongamentos musculares e exercícios respiratórios pode ajudar a controlar os sintomas da doença.
Tipos de Poliomielite
As manifestações clínicas da infecção são variadas e podem ser descritas em quatro grupos:
- Doença assintomática
Mais de 90% dos casos são assintomáticos, com limitação efetiva pelo sistema imunitário da infecção à faringe e intestino. Não há sintomas e a resolução é rápida sem quaisquer complicações.
- Poliomielite abortiva ou Doença menor
Ocorre em 5% dos casos, com febre, dores de cabeça, dores de garganta, mal estar e vómitos, mas sem complicações sérias.
- Poliomielite