Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença mais comum em crianças, mas que pode atingir pessoas adultas. O vírus da poliomielite penetra em nosso corpo através de alimentos contaminados e também por meio do contato com a saliva de alguém doente.Os sintomas dessa doença são bem leves, como dor de cabeça, dor de garganta, febre, náuseas, vômitos, dor abdominal e prisão de ventre, mas há casos em que as pessoas não apresentam nenhum tipo de sintomas. Possuindo ou não os sintomas da poliomielite, a pessoa eliminará os vírus nas fazes, o que poderá contaminar outras pessoas, principalmente em locais onde as condições de saneamento básico não são adequadas.
Paralisia Infantil (Poliomielite)
A paralisia infantil, também conhecida por poliomielite, é uma doença infecciosa grave que causa paralisia permanente em determinados músculos. Seu tratamento é inespecífico e consiste apenas em melhorar a qualidade de vida do indivíduo, já que a paralisia infantil não tem cura.
A causa da paralisia infantil é a contaminação com o poliovírus que pode ocorrer pelo contato oral-fecal, quando o indivíduo não foi devidamente vacinado contra a poliomielite.
As sequelas da paralisia infantil estão relacionadas ao comprometimento do sistema nervoso e por isso o paciente poderá apresentar:
Paralisia permanente de uma das pernas que irá comprometer seu caminhar;
Paralisia dos músculos da fala e do ato de engolir, que pode levar ao acumulo de secreções na boca e na garganta.
Indivíduos que sofrem com a paralisia infantil a mais de 30 anos podem vir a desenvolver a síndrome pós-pólio que gera sintomas como fraqueza, sensação de falta de ar, dificuldade para engolir, fadiga e dor muscular, mesmo nos músculos não paralisados. Neste caso a fisioterapia realizada com alongamentos musculares e exercícios respiratórios pode ajudar a controlar os sintomas da doença.
A palavra poliomielite quer dizer:
Pólios