poliomielite
A poliomielite é uma doença antiquíssima. Na literatura médica são relativamente recentes as observações científicas. Uma das primeiras foi do ortopedista alemão (JACOB HEINE, 1840).
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias (VARELLA, 2014).
A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição (VARELLA,2014).
A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos (VARELLA,2014).
Em 1908, Landsteiner e Popper demonstraram a etiologiaviral da doença. Inocularam em um grupo de primatas uma suspensão de medula espinhal obtida na autópsia de um caso fatal de poliomielite. Os macacos apresentaram o quadro típico da paralisia flácida, confirmando, assim, a transmissão do processo (VERONESI, 1976).
2. Etiologia
O agente etiológico da doença de Heine-Medin é o poliovírus, que pertente ao grupo de vírus RNA e está situado na divisão PICORNA (de PICO = pequeno e RNA = ácido ribonucleico) (VERONESI, 1976).
Tamanho, é um dos menores vírus, variando