Paradigmas, metáforas e teorias organizacionais
| | | |
|
Trabalho elaborado por:
Miriam Ramos
Samuel Barbato
Sara Andrade
Sara Dametto
Índice
Considerações Gerais 2 Conceitos Básicos 2 Capítulo 1 - Organizações Contemporâneas 3 Organizações envolventes: 3 A articulação da Psicossociologia no contexto organizacional: 4 Capítulo 2 – Paradigmas/ Metáforas /Teorias organizacionais 5 Paradigmas, Metáforas, Teorias e as suas implicações no contexto Organizacional: 6 Metáforas e Paradigmas subjacentes às Teorias: 7 Paradigmas organizacionais, suas metáforas e teorias correspondentes: 8 Conclusão 10 Bibliografia 20
Considerações Gerais
Este trabalho, baseando-se no método de revisão bibliográfica, tem como tema/foco as teorias, paradigmas e metáforas organizacionais, e sendo que iremos tratar destes temas no contexto organizacional nada mais lógico em abordar de forma sucinta a visão e a importância das organizações ao longo dos tempos. Uma vez que este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Psicossociologia Das Organizações, é relevante demonstrar como este se enquadra nesta unidade curricular, embora esses estejam inteiramente ligados às Ciências da Administração.
Sendo as organizações alvos constantes de estudo, e assim também os vários tipos de relações que se estabelecem entre elas e com elas, a visão ou a forma, se quisermos, como as organizações têm vindo a desenvolver ao longo dos tempos é diferente. A forma como são estudadas também tem sido diferente. As teorias criadas também vão sofrendo alterações, a forma de motivar, de gerir potencialidades, de avaliar o desempenho entre muitos outros aspetos que apresentam uma organização também sofreram e vêm sofrendo alterações.