Paradigma conflitual dialético
Curso Prof. Marcelo Apontes
Paradigma Conflitual Dialético
CW Jaqueline Rocha da Silva RA 182790-1 email: jaque.lokona@gmail.com
CW Teresa Cristina Machado RA 182967-0 email: tudex_sp@hotmail.com
CW Bruno P. Rodrigues RA 182752-9 email: brunoperrod@gmail.com
CW Renato G. Pedro RA 240821-0 email: renatobmx@gmail.com
VD Luis Felipe Olivier de Macedo RA 182951-3 email: downheart@hotmail.com
VD Leonardo França RA 182490-2 email: leo.videodigital@hotmail.com
VD Rick Figueiredo Cortez RA 000000-0 email: rickf@evie.com.br
Assunto (Paradigma Conflitual Dialético – Max Weber)
O Paradigma Conflitual Dialético, implica na visão e conceito do sociólogo alemão, Max Weber, formou as bases para a sociologia da comunicação em 1914, procurando interagir os estudos da comunicação e o contexto social.
Em 1960 e 1970, no Brasil e em outros países latino-americanos, eram como laboratórios de pesquisa de comunicação misturando modelos e métodos. Esse uso combinado de pesquisa é dado o nome de “mestiçagem”.
Em 1940 publicou ensaios sobre a objetividade nas ciências sociais e escreveu o livro “A Ética e o Espírito do Capitalismo”, que mais tarde se torna sua obra mais conhecida e muito importante para a reflexão sociológica.
Max Weber foi um dos primeiros a levar em conta a importância da religião ou do pensamento religioso na economia política, acreditava que a sociedade podia ser entendida como um conjunto de ações de cada um, individualmente. É todo o tipo de ato que um indivíduo faz, se orientando pela ação dos outros, para obter uma comunicação, Ou seja, só se tem comunicação a partir de uma ação que cada um faz a partir do seu ato.
Seu Objetivo foi contestar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera apenas do ato de explorar o homem pelo próprio homem. Enquanto Marx usou o materialismo dialético como modo de explicar a evolução histórica das relações da produção e forças