Pontes metalicas
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
METODOLOGIA PARA O DIMENSIONAMENTO DE PONTES METÁLICAS
SAMMY OKADA PEREIRA
RAIANE
REBECA
ANA SARA
MANAUS
2012
Bibliografia Pontes Metálicas 3 História das Pontes 3 Engenharia de Pontes Metálicas nos Dias Atuais 3 Introdução 4 2- Método de dimensionamento de vigas mistas 5 Metodologia para desenvolvimento do pré-dimensionamento de vigas mistas 12 4- Resultados 14 5- Considerações Finais 22 6- Referências Bibliográficas 23 Vantagens das construções metálicas 29
Introdução
O Brasil possui em seu território uma grande variedade de rios de pequeno e grande porte, muitos deles cortados por estradas vicinais que devem assegurar, conjuntamente com as pontes vicinais, a entrada de insumos em propriedades agrícolas, o escoamento da produção e o livre deslocamento das populações do meio rural.
Além da carência quantitativa em estruturas de pontes para estas vias, nota-se que o processo de construção e manutenção foi praticado de forma incorreta. O estado em que se encontram as estradas e pontes vicinais prejudica o trânsito, eleva o custo do transporte para produtores e o custo de manutenção para as prefeituras.
O crescimento econômico do país faz surgir novos empreendimentos ao longo do território nacional, o que demanda a implantação dos avanços tecnológicos atuais na construção e recuperação das pontes vicinais em estradas municipais e estaduais. Assim, técnicas alternativas precisam ser empregadas para que novas perspectivas na construção de estruturas viárias possibilitem o desenvolvimento econômico das regiões rurais, favorecendo o escoamento da produção agrícola.
Nos dias atuais o aumento considerável da produção de aço no Brasil incentiva a crescente utilização de estruturas mistas para edifícios industriais, comerciais e pontes. O emprego de perfis metálicos solidarizados com lajes em concreto armado certamente é uma alternativa duradoura e competitiva na