Escola latino americana
Disciplina: Comunicação Publicitária
Profª. Ms. Carlise Nascimento Borges
Turma: PP01
Trabalho: Seminário “Paradigmas da Comunicação”
Grupo 1: Paradigma Funcionalista
Tendo como base o positivismo, o Paradigma Funcionalista exclui das ciências as explicações metafísicas e teológicas e valoriza as pesquisas administrativas e empiristas (práticas). Seu espaço de maior influência são os Estados Unidos, onde serve de base para o trabalho de autores como Harold Lasswell, Paul Lazarsfeld, entre outros.
Mass Communication Research
Paralelamente à expansão dos meios de comunicação de massa nas primeiras décadas do século XX desenvolveu-se a crença de que os veículos de comunicação poderiam ser usados para controlar e dirigir as massas.
A origem da corrente denominada Mass Communication Research (Pesquisa em Comunicação de Massa) não ocorreu a partir de necessidades científicas, mas de uma demanda prática, principalmente de ordem política e econômica. Seu marco fundador é, geralmente, vinculado à publicação do livro do cientista político norte-americana, no Harold Lasswell, Técnicas de Propaganda em um Mundo em Guerra, em 1927, no qual o autor tentou analisar objetivamente o impacto da propaganda de tempo de guerra e o papel da mídia na sociedade de massa. Lasswell, um sistematizador dos estudos em comunicação, define a comunicação de massa a partir da amplitude do canal, ou seja, para ele, o que caracteriza a comunicação de massa é o fato de ela atingir um público anônimo, heterogêneo e fisicamente disperso.
Essa corrente tinha como objetivo entender os efeitos dos meios de comunicação na sociedade de massa, referia-se ao relacionamento entre os indivíduos e a ordem social que os rodeava, e era centrada em pesquisas quantitativas, que buscam dar respostas objetivas aos administradores dos novos meios de comunicação, repetindo os métodos experimentais de pesquisa já aplicados nas ciências biológicas.
Basicamente,