Resumo Audiovisual - Ernani
Unidade II: Elana e Barbeiro
Unidade IV: Três artigos. Modelo Digital.
Unidade I
Mudanças ou transformações que ocorrem na nossa sociedade, nas teorias de comunicação e das nossas práticas de comunicadores.
Filme dos Paradigmas/Mudança de Paradigma/Mudança de Modelo
Reflexão da questão da mudança. De um modo geral, nas teoria, a gente sempre se agarra naquela teoria da qual a gente vive, naquela prática na qual a gente já faz, ou naquele modelo que a gente já domina e a gente normalmente tem receio do novo. Há 10 anos, quando se falava das mudanças que a TV digital iria trazer, as pessoas não souberam lidar, tiveram receios e dúvidas quanto ao futuro das vidas profissionais. Todos tiveram que se requalificar para poder se adaptar ao trabalho.
O nosso foco está na passagem do analógico para o digital
As mudanças de paradigma existem, são necessárias e que temos que passar por elas, temos que melhorar os nossos conceitos, mudar as formas de produção.
O filme nos mostra que não devemos ter resistências, principalmente às ideias novas. Muitas vezes esse é o problema. Nós que vivemos esse paradigma midiológico, temos receio do paradigma digital porque vai mudar muito a minha vida, nossa forma de trabalhar. Normalmente temos resistência, mas isso é ineficaz quando a mudança é necessária.
Não podemos ter “paralisia de paradigmas”. Essa paralisia faz com que fiquemos cegos e que não percebamos uma coisa nova que está surgindo.
Essas velhas formas do nosso paradigma de enxergar o mundo, não nos deixa enxergar o novo, o que ocasiona essa paralisia.
Os paradigmas influenciam o modo como nós enxergamos o mundo. Mexe com a nossa percepção. O que pode ser difícil resolver hoje com um paradigma, amanhã pode ser muito fácil com outro. Ex: carro que economiza energia, que foi pensado desse jeito não pelo habituais profissionais, mas por pessoas de áreas totalmente diferentes. / Selim de bicicleta / Fotografia-Xerox
Por serem diferentes, não estão