parabolas
Deriva do grego parabole (narrativa curta). É uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história).
A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica.
Diferencia-se da fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos.
Gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus
Exemplo: A piscina com jacarés
Um milionário promove uma festa em uma de suas mansões e em determinado momento, pede que a música pare e diz, olhando para a piscina onde cria crocodilos australianos: – Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará todos os meus carros. Alguém se habilita? Espantados, os convidados permanecem em silêncio e o milionário insiste: – Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará meus carros e meus aviões. Alguém se habilita? O silêncio impera e, mais uma vez, ele oferece: – Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará todos os meus carros, meus aviões e minhas mansões. Neste momento, alguém salta na piscina. A cena é impressionante. Luta intensa, o destemido defende-se como pode, segurando a boca dos crocodilos com pés e mãos e torcendo-lhes o rabo. Nossa!!! Muita violência, muita emoção. Após alguns minutos de terror e pânico, sai o corajoso homem, cheio de arranhões, hematomas e quase despido.
O milionário se aproxima, parabeniza-o e pergunta: – Onde deseja seja lhe entregue os carros? – Obrigado, mas não quero seus carros. Estou bem com o que tenho. Surpreso, o milionário pergunta: – E os aviões, onde quer que lhe entregue? – Obrigado, mas não quero seus aviões. Aliás, tenho pânico de altura! Estranhando a reação do homem, o milionário pergunta: – E as mansões? – Eu tenho uma bela casa, não preciso