pesquisa
Coleta de informação: métodos qualitativo e de observação
NECESSIDADE DA PESQUISA QUALITATIVA
Pesquisa qualitativa é descobrir o que o consumidor tem em mente e ajuda o pesquisador a compreender o escopo e a complexidade das atividades e preocupações dos consumidores. Os dados qualitativos são coletados para se conhecer melhor aspectos que não podem ser observados e medidos diretamente. Sentimentos, pensamentos, intenções e comportamento passados são alguns exemplos de coisas que só podem sem conhecidas por meio dos dados qualitativos. Pode ser utilizada para identificar possíveis problemas metodológicos no estudo e para esclarecer certas questões que não estejam muito claras quanto ao problema da pesquisa.
Quando mais desestruturado e ambíguo for um estimulo, maior será a projeção de emoções, necessidades, motivações, atitudes e valores.
MÉTODOS DE PESQUISA QUALITATIVA
Existe um relacionamento maior e mais flexível com o respondente, e os dados resultantes tem maior profundidade e maior riqueza de contexto.
1. Exploração: Definir problemas, sugerir hipóteses, gerar novos conceitos de produtos ou serviços, avaliar reações preliminares e realizar pré-testes de questionários estruturados.
2. Orientação: Compreender o vocabulário e as percepções sobre vantagem dos consumidores e Acostumar o pesquisador a um ambiente não familiar: necessidades, satisfações, situações reais e problemas.
3. Clinica: Obter insights sobre assuntos que seriam impossíveis de conseguir com métodos estruturados de pesquisa.
UTILIZAÇÃO DOS COMPUTADORES NA PESQUISA QUALITATIVA
O papel das aplicações informatizadas dentro das diversas tarefas da analise de dados qualitativos é descrito brevemente a seguir:
Conversão:Devem ser convertidos em texto utilizando-se um processador de textos.
Armazenamento:A informatização trouxe também maior sofisticação na organização dos dados .O pesquisador pode acessar o material rápida e precisamente.
Codificação:Códigos são rótulos