Análise critica do filme Ultima Parada 174
Documentário: Parada 174
Santana de Parnaíba
2014
Temas em Psicologia Social
Documentário: Parada 174
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Paulista , Campus Alphaville, matéria de Temas em Psicologia Social
Santana de Parnaíba
2014
SINAPSE:
FILME “ULTIMA PARADA 174”
ANO 2008, PAIS DE ORIGEM BRASIL, DIRIGIDO POR BRUNO BARROTO ESCRITO POR BRÁULIO MANTOVANI
O filme trata-se de uma história baseada em fatos reais que se passa no estado do Rio de Janeiro se inicia no ano de 1983 onde um menino é tirado da mãe pelo chefe do trafico como forma de pagamento e esta mão é expulsa da favela. Este menino chamado Alessandro, mas recebe o apelido de “Ale”, é criado pelo chefe do trafico e então dono do morro e aos 10 anos de idade é ensinado a atirar e cultivar ódio no coração.
Neste mesmo ano de 1993 em São Gonçalo, também Rio de Janeiro, um outro menino chamado Sandro com a mesma idade de Alessandro recebe a noticia que sua mão havia sido atacada e ao ir até o bar onde ela trabalhava encontra um copo quebrado no chão e sua mãe caída, morta com duas facadas na barriga. Sandro é amparado pela tia que o leva para casa dela e tenta ajudá-lo continuar sua vida e inclusive a estudar, mas seu marido se incomoda com a situação.
Em um dia pela manha ao sair para ia à escola, Sandro recebe de sua tia um dinheiro para o lanche, mas tem a lembrança dele ajudando a mãe no bar e ela dizendo que eles ainda iriam ganhar muito dinheiro ali para comprar um quiosque em Copacabana. Sandro resolve pegar uma balsa para Copacabana, mas acaba encontrando um grupo de garotos na Candelária e fica por lá. Vira menino de rua, recebe o apelido de “Ale”, aprende a cheirar cola e usar outras drogas.
Marisa, mãe de Alessandro foi para igreja, arrumou um emprego de doméstica e mudou de vida. Ela volta à favela para tentar encontrar o filho mas o chefe da boca que o