serviço social
Sayonara dos santos galvão
aTIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Jequié
2013
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao curso Serviço Social da Universidade Norte do Paraná para a disciplina Atividade Interdisciplinar.
Orientador: Tutel. Daniela Aparecida Lima de Souza
Jequié
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO 05
2.1 Atividade 01 – Análise crítica do filme: Última Parada 174 05
2.2 Atividade 02 – Análise da realidade de Jequié/BA 06
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 07
4 REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÃO
Considerando os temas abordados nas disciplinas Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, Ciência Política e Oficina de formação: questão social e economia política, este estudo apresenta uma análise crítica do filme “Ultima Parada 174”, bem como, uma análise da realidade apontada no filme no contexto do município de Jequié, interior da Bahia.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Análise do filme “Última Parada 174”
Considerando a realidade social onde o país cresce e se desenvolve economicamente, mas, por outro lado grande parte da população padece na miséria, podemos perceber que o filme Última Parada 174 apresenta uma realidade que está longe de ser ficção.
Trata-se de um quadro perverso da desigualdade vigente no Brasil, em todos os seus aspectos, sociais, econômicos, culturais e de direitos. Da primeira a última cena, o que assistimos é uma demonstração do agravamento da questão social no país, no que tange a violência, a miséria, o preconceito, as drogas, a ausência do Estado no enfrentamento das questões sociais e etc..
O protagonista do filme, personagem Alê, é na verdade, mais vítima que algoz. Sua vida é um retrato de