Organização do espaço educativo nos anos iniciais do ensino fundamental I
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho abordo o conceito de gêneros textuais; gênero textual do agrupamento do narrar; tipos de gêneros do narrar; a importância da linguagem corporal para o aluno; tipos de atividades para explorar a linguagem corporal.
Para se trabalhar gêneros textuais devemos ter atenção com as razões de sua escolha, às características e às funções do tipo selecionado. Isso é essencial para elaborar bons planos de aula.
Cito alguns exemplos mais comuns de gêneros textuais narrativos os quais se pode trabalhar o lúdico, a imagem corporal, o ritmo. A aula será muito produtiva, prazerosa.
A relação de o gênero narrar com a linguagem corporal tem tudo a vê, pois o narrar fica mais emocionante quando contado narrado, ilustrado e encenado.
2 DESENVOLVIMENTO
Para se trabalhar com gêneros em salas de aulas, deve-se ter atenção às razões de sua escolha, às características e às funções do tipo selecionado. Isso é essencial para elaborar bons planos de aula, para que esses resultem em relatos de experiência excelentes.
Gêneros textuais do agrupamento do narrar, envolvem textos cujo domínio é o da cultura literária ficcional, ação através da criação. Narrar e dramatizar faz com que a criança interaja e vivencie a dramatização, com mais entusiasmo e que a aula seja prazerosa e o lúdico possa deixar as crianças animadas a aprender, e aprender brincando. O termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios, tipos poéticos, narrativos e teatrais. Porém, existe outra forma de comunicação que, silenciosamente, encontra-se presente no ambiente escolar tanto quanto a verbal. Ela está implícita nos movimentos do corpo, e sua identificação requer um olhar atencioso: é a linguagem corporal,